Concurso público para SES sem reestruturação mantém carreiras pouco atrativas

A direção do Sintergs considera fundamental a abertura de concurso para provimento de vagas para a Secretaria Estadual da Saúde (SES), conforme edital publicado no dia 5 de novembro. Porém, a realização do certame antes da reestruturação das carreiras coloca em risco a permanência de profissionais no serviço público.

“Se antes, o Rio Grande do Sul atraía talentos, hoje há uma fuga de talentos pela perda de metade da renda nos últimos sete anos em que não tivemos a reposição da inflação. Realizar concurso é importante, mas há necessidade de ter plano de carreira atrativo para manter esses servidores”, ressalta o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

A afirmação do dirigente foi constatada em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para o sindicato. De acordo com o estudo, a saúde foi a área que proporcionalmente mais perdeu servidores entre 2015 e 2021 no Estado. Em 2015, o RS tinha 4.547 servidores na ativa. Em 2021, este número caiu para 3.219. Em números absolutos, são 1.328 pessoas a menos, o que significa uma queda de 29,2%.

A situação é ainda mais alarmante se considerarmos que o país ainda está em meio a uma pandemia. Ou seja, no período de maior demanda por trabalho, há menos profissionais disponíveis, elevando a carga de trabalho de quem atua no atendimento à população. A redução é resultado da desistência de profissionais pela carreira pública e pela aposentadoria de servidores.

Foto: Carlos Macedo / Divulgação Sintergs