Uma moção de repúdio contra o deputado federal e presidente do MDB no Estado, deputado Alceu Moreira, foi aprovada por unanimidade, na quinta-feira (21/06), durante plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES).

A iniciativa contra o parlamentar gaúcho se deve a proposta de Moreira de desviar R$ 250 mil de recursos de custeio da saúde para a Associação dos Caminhoneiros de Santo Antônio da Patrulha.

Ouça a declaração do parlamentar durante programa na rádio Itapuí, na última semana.

, 0 1 Rádio Itapuí – entrevista Dep. Alceu Moreira

A proposta da moção de repúdio partiu do Diretor de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica do Sintergs, dirigente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Saúde (CES), Elpídio Jaques de Borba.

De acordo com o dirigente, atos como o do deputado Alceu Moreira geram enorme revolta, pois ocorre justamente quando o Sistema Único de Saúde (SUS) sofre forte ataque com a emenda constitucional 95, que congela os gastos com a saúde por 20 anos, transferindo recursos para subsidiar o desconto no óleo diesel.

A moção de repúdio será encaminhada para o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Secretaria Estadual da Saúde do RS, Ministério da Saúde, Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselhos Municipais de Saúde do Estado do RS, FAMURS e Assembleia Legislativa do RS.

“Não podemos aceitar estes desmandos, temos que reagir”, frisa o Diretor de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica do Sintergs.