DIA DO SERVIDOR: Sintergs lança nova campanha por reestruturação e valorização
Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, o Sintergs lançou nova fase da campanha pela reestruturação das carreiras de analistas de políticas públicas, especialistas em saúde e extranumerários, por reposição salarial e pela valorização dos servidores. Já estão nas ruas 20 pontos de outdoors, distribuídos nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Cachoeira do Sul e Ijuí.
Para a ação, foram desenvolvidas cinco diferentes artes: uma para cobrar a reestruturação das carreiras e outras quatro com as demandas específicas de servidores das secretarias. Na Saúde, o sindicato denuncia que trabalhar 40 horas e receber apenas 30 horas semanais é ilegal. Na Secretaria da Agricultura, o sindicato exige a concessão de gratificação para os pesquisadores e a valorização dos fiscais estaduais agropecuários. Já para arquitetos e engenheiros, atuantes em várias pastas do Executivo, o Sintergs cobra a revisão das gratificações pela responsabilidade técnica pelos projetos.
Além dos outdoors, o sindicato está publicando as peças nas redes sociais e mantém até o final de janeiro de 2024 uma campanha na Rádio Gaúcha. Os spots começaram a ser veiculados no final de julho, no programa Gaúcha Atualidade. O conteúdo faz um alerta para a sociedade sobre o sucateamento dos serviços públicos no Rio Grande do Sul e a situação salarial dos trabalhadores do Estado. Ouça a mensagem do Sintergs de segunda à sexta-feira, a partir das 8h10min.
A pressão via campanhas pela reestruturação das carreiras se mantém mesmo após a sinalização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) de que o projeto irá avançar a partir do final do ano. Isso porque em janeiro de 2024, o Estado divulgará o Relatório de Transparência Fiscal (RTF), com o balanço do último trimestre de 2023.
Compartilhe: