Diretor do Sintergs debate em Brasília questões que envolvem saúde do trabalhador no Conselho Nacional de Saúde

O Diretor de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica do Sintergs, Elpídio Jaques de Borba, participou, em Brasília (DF), na última semana, de reuniões que debateram questões relacionadas a saúde do trabalhador.

O Projeto de Lei 6399/2002, que afrouxa as regras para comercialização e utilização dos agrotóxicos no Brasil, foi o principal tema debatido.

Borba é conselheiro do Conselho Estadual de Saúde e membro da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Nacional de Saúde, representando a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Uma enquete pode ser respondida no site da Câmara sobre o tema dos agrotóxicos. A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que muda as regras de restrição de agrotóxicos e altera o processo de liberação de novos produtos.

Polêmica, a proposta está na fase de comissão especial, que antecede a votação no plenário da Casa. Nova reunião está marcada para o dia 29 de maio, quando deve ser votado o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR), favorável à aprovação. A alteração restringe o poder da Anvisa de vetar produtos perigosos para a saúde.