Dirigentes do Sintergs buscam apoio dos deputados contra projeto do IPE Saúde

Representantes do Sintergs estiveram na tarde desta terça-feira (16/5) na Assembleia Legislativa para tratar sobre o IPE Saúde e de uma proposta de data-base para revisão anual dos salários. Na bancada do PDT, o presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros, e a diretora Angela Antunes de Souza, reuniram-se com os deputados Eduardo Loureiro e Gerson Burmann.

“Apresentamos sugestões para o IPE e falamos da revisão geral”, relatou Loureiro aos dirigentes sobre as iniciativas do partido. O deputado ponderou que uma reposição de mais de 30% não é possível, mas destacou a importância de haver uma correção salarial definida em lei para os servidores. Angela lembrou que a então deputada Juliana Brizola, da bancada do PDT, apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para instituir uma data-base na legislatura anterior. Segundo a diretora, a proposta acabou parando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e precisa voltar à pauta.

O presidente do Sintergs defendeu a cobrança das dívidas do instituto e a revisão geral como forma de tornar o IPE Saúde sustentável. “A crise evidenciou que o próprio Estado é o maior credor da instituição. Se o Executivo pagasse o que deve, reduziria em 81% o déficit”, disse Medeiros.

Os diretores do sindicato falaram também sobre o projeto de reestruturação das carreiras elaborado e apresentado ao governo do Estado pelo Sintergs, que substituiria o atual modelo de remuneração por subsídio e resolveria as dificuldades de mobilidade de pessoal para atender a estrutura. “Há um esvaziamento nas secretarias da Agricultura, Obras e Saúde. Não vai ter pessoal para fazer reformas, porque as pessoas estão pedindo demissão pela falta de reposição e pelos problemas do IPE Saúde”, afirmou Angela.

Além do encontro com a bancada trabalhista, os dirigentes conversaram com o deputado Jeferson Fernandes (PT) e assistiram a sessão plenária da Assembleia.

Foto: Karen Viscardi