Encontro antirracista em Pelotas tem participação do Sintergs

Encontro antirracista em Pelotas tem participação do Sintergs

Trabalhadoras e trabalhadores do serviço público participaram no sábado (27/11) do 1º Encontro Antirracista do CIRS realizado em Pelotas pelo Coletivo de Igualdade Racial do Sindjus (CIRS). A formação da base sindical de luta antirracista foi um dos objetivos do evento. Parte da programação do Novembro Antirracista, a atividade também tratou de racismo estrutural, da escravidão e da luta do povo negro.

“Foram muitos depoimentos emocionantes, trocas de experiências e análise da situação em que o povo negro se encontra na sociedade brasileira. Um dia para acessar a consciência e desfazer o mito de que não há racismo no Brasil. A luta contra o racismo é diária, pois existe, sim, racismo em todos os poderes e na sociedade em que vivemos”, relatou a servidora Marilia Carolina Vaz Barbosa, que participou do encontro representando o Sintergs.

Na avaliação da servidora, esse diálogo precisa se transformar em ações diárias e efetivas para que exista democracia plena e para que a igualdade de direitos não seja só um discurso político.

Os participantes foram recepcionados com tambores e uma celebração de tradição de matriz africana. Para estimular a reflexão sobre a escravidão, também foi feita uma visita guiada à Charqueada São João. O local foi construído em 1810 e é reconhecido como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, sendo a única charqueada que mantém as características arquitetônicas originais, inclusive com a preservação da fachada original da senzala.

Foto: Daniele Moraes da Silva

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics