Frente dos Servidores Públicos responde à ofensiva do governador

Em uma ação coletiva, a Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS) lançou neste fim de semana um vídeo que denuncia a narrativa do governador do Estado contra o funcionalismo. A produção é uma resposta à declaração de Eduardo Leite em programa do canal GloboNews, sobre não haver “duas categorias de povo”, defendendo a redução dos salários dos servidores, que acumulam anos sem reposição da inflação.

>>> Assista o vídeo no Instagram do Sintergs

O vídeo traz depoimentos de trabalhador das áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Segurança Pública e Justiça. “O governador Eduardo Leite tem utilizado a velha política de colocar a sociedade contra o servidor público, escondendo que a mais atingida pelo sucateamento dos serviços públicos é a própria população”, ressalta a diretora do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Angela Antunes. A dirigente acrescenta que, mesmo com os salários parcelados, cortados e com a insistente desvalorização por parte do governador, muitos estão na linha de frente da pandemia, como nos serviços de saúde e na produção de alimentos, entre outras atividades essenciais.

>>> Confira o vídeo no Facebook do Sintergs

Em uma série de declarações contundentes, os trabalhadores fazem relatos que evidenciam o quanto o funcionalismo está sendo penalizado, desconstruindo a narrativa de que os servidores públicos são privilegiados. Articulada pelo Sintergs, a produção contou com a participação das seguintes entidades: Afagro, Afocefe, Amapergs Sindicato, Cpers, Simpe/RS, Sindjus-RS, Sintergs e Ugeirm Sindicato, todas da FSP-RS.