FSP pede apoio contra desmonte do IPE Saúde às bancadas do PT e PCdoB

Representantes da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP) reuniram-se nesta segunda-feira (29/5), na Assembleia Legislativa do RS, com as bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O objetivo do encontro foi discutir a situação do IPE Saúde, o projeto de desmonte do instituto apresentado pelo governo do Estado e as estratégias parlamentares de enfrentamento. Participaram onze sindicatos de trabalhadores do serviço público, que juntos representam 90% dos servidores estaduais.

Os sindicatos mantiveram a posição de que o governo do Estado precisa pagar o que deve ao instituto – valor que soma R$ 356 milhões, de acordo com auditoria da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage). Este montante representa 80% do que Eduardo Leite apresenta como débitos do IPE Saúde. “Com o pagamento desse valor, atrelado à revisão geral dos salários dos servidores públicos, em pouco tempo o IPE Saúde seria superavitário”, reafirma o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

Segundo o dirigente, essa simples conta desfaz qualquer narrativa do governo de tentar reformular o IPE e acabar com a essência do instituto, que é a solidariedade e a paridade. “Esse projeto faz parte de uma desestruturação do instituto promovida pelos últimos governos. Mais uma vez querem colocar na conta dos servidores algo que é fruto deliberado de má gestão e da falta de reposição salarial”, acrescenta Medeiros, lembrando que os servidores têm uma alternativa de projeto que é o governo do Estado pagar o que deve e fazer uma gestão decente do instituto.

A diretora do Sintergs, Angela Antunes, também participou da reunião. Na ocasião, os servidores foram informados sobre a aprovação para realização de uma audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente e na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. A data ainda será definida.

Fotos: Thayse Ribeiro/Divulgação Cpers