FSP realiza audiência pública sobre o IPE Saúde em Santa Cruz do Sul

Nesta quinta-feira (1º/6) à noite, a Frente dos Servidores Públicos (FSP) realizou audiência pública sobre o IPE Saúde, na Câmara de Vereadores, em Santa Cruz do Sul. Participaram o vereador Alberto João Heck (PT) do município e Cira Kauffmann (PT), vereadora de Vera Cruz, que conduziu a mesa. Também marcou presença o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). O presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Assema), Pablo Pereira, participou do debate representando o Sintergs.

Em sua fala, o dirigente destacou que o projeto do governo não contempla uma reestruturação do IPE Saúde. “A proposta não se sustenta ao longo do tempo, a única solução é a reposição salarial dos servidores”, disse Pablo, lembrando que os servidores e seus familiares representam 10% da população gaúcha. Ao mencionar os dados de levantamento do Dieese, o representante do sindicato ressaltou que só em 2022 o IPE Saúde deixou de arrecadar R$ 105,7 milhões por não ter concedido a revisão geral dos salários dos servidores de acordo com o IPCA do ano anterior.

Todos os representantes dos sindicatos tiveram espaço para manifestação. Foram unânimes em repudiar a proposta do governo, apontando dados para demonstrar que a única saída é uma justa reposição dos salários. Durante o debate, os dirigentes reforçaram a importância da mobilização, convocando a sociedade a participar da audiência pública que ocorrerá no dia 14 de junho, em Porto Alegre, e um grande ato em frente à Assembleia Legislativa no dia 20 de junho.

Fotos: Wagner Bomfim