Inauguração de obra de arte urbana no prédio do DAER teve mobilização do Sintergs

Inauguração de obra de arte urbana no prédio do DAER teve mobilização do Sintergs

Uma obra de arte que mede 65 metros de altura e 15 metros de largura feita pelos artistas Mona Caron, da Suíça, e Mauro Neri, de São Paulo, foi inaugurada no fim da tarde desta segunda-feira (11/1), em Porto Alegre. Com o apoio de mais de cem entidades, entre elas o Sintergs, o painel foi pintado no prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS). Foram utilizados mais de cem litros de tinta. Dezenas de pessoas e autoridades prestigiaram o evento, que ocorreu no Largo dos Açorianos. O objetivo do projeto “Quebra tudo abre caminhos” é estimular a arte urbana local, embelezar a cidade e fazer com que mais pessoas tenham acesso a obras públicas, além de influenciar a comunidade a refletir sobre temas da atualidade por meio da apreciação da arte urbana.

O painel retrata a mulher negra segurando uma planta, a Justicia gendarussa, considerada uma planta de poder, bastante usada em religiões de matriz africana. “O que seria da vida sem os artistas. Os artistas nos trazem vida, eles nos fazem pensar, nos desacomodam, eles fazem com que a gente tenha uma outra visão. E Porto Alegre precisava acordar um pouco mais. Estamos muito aquém do que pretos e pretas querem nesta Capital e neste País. Porque afinal de contas a dívida que este país tem conosco é impagável. Então, cada passo que pudermos dar, cada avanço que nós fizermos, isto, para nós, é um ganho. E que se olhe para lá (para o painel) e que se lembre que nós precisamos de políticas públicas e, principalmente, quando olhar pra lá, lembrar que precisamos que nos olhem enquanto seres humanos que não podem ser diferenciados pela cor da pele”, disse Beatriz Gonçalves Pereira, liderança do bairro Arquipélago da Ilha da Pintada e modelo da obra de arte.

Sintergs apoiou o projeto e prestigiou a inauguração

A diretora de Assuntos Previdenciários e Saúde do Sintergs, Raquel Fiori, e o diretor de Assuntos Regionais e Setoriais, Nelcir André Varnier, prestigiaram o evento de lançamento da obra de arte. “É um projeto maravilhoso e significativo, que simboliza aquilo que o sindicato busca, os propósitos originários da nossa existência: a equidade e a justiça social”, disse Varnier.

Os dirigentes conversaram com o público presente e distribuíram panfletos da campanha salarial do Sintergs. Varnier aproveitou o encontro com a secretária adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, para relatar as dificuldades da categoria e o descaso do governo com os servidores públicos, sobretudo neste momento de pandemia, em que o funcionalismo segura a onda da covid e, ao mesmo tempo, amarga perda salarial superior a 50%, sem nenhum tipo de reajuste há mais de sete anos.

Além de liberar o espaço público para este simbolismo em arte, Varnier espera que o governo do Estado pratique, por meio de ações concretas, a equidade social. “Nós esperamos esta coerência dos nossos governantes”, afirma.

Fotos: Bruna Karpinski

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics