Marcha Independente Zumbi e Dandara reúne 2 mil pessoas em Porto Alegre

Cerca de duas mil pessoas participaram da Marcha Independente Zumbi e Dandara, realizada neste domingo (20/11), em Porto Alegre, no Dia da Consciência Negra. O ato saiu do Largo Zumbi dos Palmares por volta das 17h30 em direção à Praça dos Tambores, próximo ao Gasômetro. Na concentração e ao longo do trajeto foram realizadas várias apresentações culturais, como capoeira e rappers. A atividade foi marcada pela fala de lideranças de diversas entidades do movimento negro, social e sindical. Parlamentares e representantes das religiões de matriz africana também se manifestaram.

“É fundamental a participação do movimento sindical e dos movimentos sociais junto com o movimento negro na luta antirracista. E não só no mês de novembro, mas com ações permanentes ao longo de todo o ano. Nós não queremos o Rio Grande do Sul marcado pela morte do Beto, pela morte da Jane, pela morte de Julio Cezar. A gente quer um Rio Grande do Sul de Oliveira Silveira, do Grupo Palmares, que valorize a história do povo negro na construção desse Estado, que valorize os Lanceiros Negros. O Rio Grande do Sul do parlamento representado pelos nossos parlamentares negros. Viva a luta de Zumbi, viva Dandara, viva a luta do povo negro”, manifestou a diretora Angela Antunes, que falou pelo Sintergs e pela CTB.

Também marcaram presença na marcha o diretor financeiro do sindicato, Daniel Lima Gonzaga, e o secretário de organização social da CTB/RS, Eder Pereira. A caminhada chegou ao destino por volta de 20h, ocupando as ruas de Porto Alegre e a Orla do Guaíba para dialogar com a sociedade.

Fotos: Claudir Nespolo/CUT e Juliana Campani/SINDJUS