Nota de esclarecimento do Sintergs ao programa Pampa Debates

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul – Sintergs – representa funcionários públicos de diversas áreas, como Saúde, Agricultura, Planejamento, Obras e Cultura. Em resposta aos comentários do apresentador Paulo Sérgio Pinto e de seus convidados no programa Pampa Debates, no dia 16 de setembro de 2020, o Sintergs esclarece que:

• para combater ao coronavírus, os servidores públicos do Estado estão trabalhando além do seu horário normal, sem receber hora extra, mesmo com os salários atrasados e parcelados há mais de cinco anos e sem reposição da inflação há mais de cinco anos.
  • no LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, onde são analisadas 90% das amostras coletadas para teste de Covid-19, há sete meses os servidores públicos trabalham aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
  • na Vigilância Epidemiológica, os servidores monitoram e sistematizam dados para pensar estratégias de controle e redução dos impactos da pandemia no Estado.
  • diferentemente do que foi dito no programa, são os servidores públicos municipais, estaduais e federais, e não os CCs, que estão “segurando as pontas”, seja nas unidades de pronto atendimento (UPA) ou nos hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), seja na segurança pública ou no campo e nos frigoríficos, garantindo a sanidade agropecuária e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, todos serviços essenciais à população.

* esta nota de esclarecimento foi envidada à produção do programa
nesta sexta-feira (18/9) com pedido de resposta.