Nota de solidariedade ao servidor do RJ hostilizado durante fiscalização

O Sintergs se solidariza com o servidor da prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Graça, hostilizado durante fiscalização, em função da pandemia, em bares no sábado (4/7) à noite. A frase “Cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”, proferida por uma frequentadora de restaurante na Barra da Tijuca, repercutiu em todo o país, mas não surpreende quem trabalha na linha de frente.

Flávio, que é superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação em Vigilância Sanitária, Fiscalização e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, relatou em entrevista que as ofensas durante as atividades externas são comuns. A situação expõe a realidade vivenciada pelos funcionários públicos, frequentemente hostilizados, em especial os que atuam na área da saúde e da fiscalização.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Flávio é mestre e doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor e pesquisador na área de sanidade animal, disse que não se sentiu pessoalmente ofendido, e que os fiscais são treinados para não responderem às provocações.

Eventos como esse não podem ser naturalizados. São reflexo de narrativas construídas pelos governos, que atacam os servidores, responsáveis pelas políticas públicas. O sindicato repudia o ataque ao fiscal e reforça a importância de a sociedade e os governos valorizarem as diferentes categorias de trabalhadores que contribuem para o cumprimento das normas.

Foto: Reprodução prefeitura do Rio de Janeiro