O desafio de transformar isolamento em reencontros

Ana Touguinha,
representante dos aposentados
*

Assumir como representante dos aposentados na atual gestão do Sintergs foi um desafio com a chegada da pandemia, mas conseguimos transformar o isolamento em oportunidade para reencontros. Isolada na praia, fiquei pensando como poderia trabalhar com os idosos associados do sindicato. Com as reuniões on-line da diretoria, me veio a ideia, afinal, a maior parte dos aposentados já usa WhatsApp e internet. Assim, criamos um grupo e começamos a nos reunir de forma virtual.

A experiência foi muito positiva, estamos conseguindo reunir pessoas que não poderiam se encontrar pessoalmente. Aposentados que moram no exterior, em Santa Catarina, no Paraná, na Bahia e em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Em um momento tão difícil de isolamento, proporcionamos um reencontro entre as pessoas, momentos para resgatar amizades, se informar e esclarecer dúvidas com convidados como juíza da central de precatórios, presidente do Ipe Saúde, nutricionista, psicóloga. Também tivemos atividade laboral específica para o grupo de aposentados.

Assim, as pessoas puderam se manter atualizadas sobre temas importantes para os servidores inativos e, ao mesmo tempo, ampliaram contatos com outras pessoas em uma época em que muitos sofreram de solidão. Apenas em 2020, foram mais de dez encontros pelas telas dos computadores e celulares.

É uma satisfação trabalhar com os aposentados. Grupo que, aliás, esteve presente desde o começo de minha trajetória profissional como técnica científica. Quando passei no concurso na Secretaria de Turismo, minha primeira atribuição foi ser coordenadora técnica de turismo para pessoas aposentadas acima de 50 anos, que naquela época se chamava “a maior idade”.

Na época, eu com 40 anos, comecei a conviver com pessoas de mais idade. Participei de eventos, reuniões do conselho do idoso, congressos de geriatria e gerontologia, congressos nacionais e internacionais. Ainda jovem, não fazia parte da categoria idoso. Hoje, sim, e com muito orgulho. Com o passar do tempo, fui para o Sintergs, e hoje represento o grupo pelo qual tanto trabalhei e continuo trabalhando: os aposentados associados do sindicato.

Vendo o trabalho que começamos no ano passado, podemos afirmar que nossos encontros virtuais foram importantes para manter a saúde mental dos aposentados. Pesquisas da área da psicologia apontam que as pessoas mais conectadas reagiram melhor à pandemia. Agora, com as pessoas já vacinadas, já começamos a fazer reuniões presenciais, sempre, claro, com todos os cuidados para preservar a saúde das pessoas.

*Artigo publicado originalmente no Informativo do Sintergs – edição 67 – Dezembro de 2021

Foto: Carlos Macedo/Divulgação Sintergs