Pandemia reforça importância da campanha Setembro Amarelo

Em um ano de pandemia, em que o isolamento social é necessário, a distância entre as pessoas aumentou ainda mais. Por isso, é tão importante ampliar o debate sobre a prevenção ao suicídio, objetivo da campanha Setembro Amarelo. O suicídio é considerado um problema de saúde pública no Brasil e o Sintergs é solidário à causa.

Segundo a psicóloga Cláudia Magnus, mestre e doutora em Saúde Mental e Trabalho, as pessoas estão cada vez mais sozinhas. Com a Covid-19 e a nova rotina imposta pelo home-office, isso se agravou. “A pandemia misturou os espaços. O espaço de dentro colou com o espaço de fora”, define a servidora da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que é uma das fundadoras do Programa de Saúde do Servidor (PROSER).

Nos últimos meses, aumentou a procura por acolhimento e por atendimento no PROSER, que tem núcleos nas principais secretarias do Estado. Outro fato que vem chamando a atenção de Cláudia é o aumento dos casos de automutilação e também de tentativas de suicídio. “Os sintomas estão cada vez mais diluídos, se percebe menos”, alerta a psicóloga.

Somado às dificuldades decorrentes da Covid-19, os servidores estaduais ainda têm problemas financeiros decorrentes do parcelamento de salários, que já ocorre há mais cinco anos. Muitos, inclusive, acumulam mais de um empréstimo. Há, ainda, os que têm familiares que perderam o emprego durante a pandemia. Estes cenários que fazem aumentar a preocupação do sindicato com a saúde dos trabalhadores.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Ao longo do mês, a programação conta com eventos online e palestras, além de ações como a iluminação de espaços públicos e monumentos em amarelo.

PROSER
É um programa da rede estadual voltado à promoção do bem-estar físico e mental dos servidores, tanto no aspecto individual, quanto nas relações coletivas de trabalho. Desenvolve ações em prol da cons­trução de uma organização do trabalho que seja pro­dutora de saúde refletindo em qualidade nas ativida­des laborais e nas relações interpessoais.

EQUIPE

Psicólogos, médicos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, entre outras formações, todos servidores de carreira.

• Acolhimento
  • Atendimento
  • Escuta coletiva
  • Programa de desenvolvimento