Presidente da CGTB no RS é reconduzido para o comando da entidade no Estado

O Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil no RS (CGTB), Nelcir André Varnier, foi reconduzido para o comando da entidade no Estado. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (06/02) à tarde, durante Encontro Estadual da CGTB, em Porto Alegre, quando também ocorreu a eleição da instituição.

“O ano de 2020 vai marcar a segunda fase da CGTB no Rio Grande do Sul. Será um ano de muito trabalho e de reinvenção da entidade no Estado”, salientou Varnier.

O presidente do Sintergs, Antônio Augusto Medeiros, presente no evento, foi na mesma linha e disse que o ano será de muito trabalho, tendo em vista os constantes ataques do Governo Bolsonaro e do Governo Eduardo Leite, que só prejudica o serviço público de qualidade.

“Estamos sofrendo ataques aos nossos direitos e é preciso um enfrentamento duro. E só através da reinvenção do movimento sindical é que conseguiremos enfrentar esse cenário. Os sindicatos e a CGTB têm papel central nessa virada que devemos impulsionar”, falou Medeiros.

Precarização

Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, o Brasil vem sofrendo com a desindustrialização, levando trabalhadores para fora do País. Já os que ficam, disse o dirigente, estão sofrendo sobremaneira com a precarização da relação trabalhista.

“A classe trabalhadora é que está pagando a conta. O movimento sindical brasileiro é um dos mais fortes e organizados do mundo e temos força para lutar contra esses desmandos”, enfatizou.

Por fim, o presidente nacional da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, destacou o trabalho realizado pelo presidente da CGTB no RS, Nelcir André Varnier. Ubiraci também destacou o processo de unificação que deve ocorrer entre CGTB e CTB.

“A partir de 2021, vamos unificar e seremos ainda mais fortes. E com mais força vamos atrair ainda mais entidades e nos tornaremos uma central com base ainda mais relevante. Assim, conseguiremos enfrentar essa política de ataque ao trabalhador”, discursou o presidente nacional da CGTB diante do presidente da CTB no RS, Guiomar Vidor.

A CGTB e a CTB devem concluir o processo de unificação das centrais, em um processo inverso ao de alguns anos atrás, quando várias entidades foram criadas. Pelos dados – possivelmente desatualizados – do antigo Ministério do Trabalho, hoje abrigado na pasta da Economia, a soma das duas centrais reuniria quase mil entidades, figurando entre as cinco maiores.