Representantes dos pesquisadores da Seapdr cobram por GDEFA

Representantes dos servidores da extinta Fepagro cobraram a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, sobre a concessão da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA) para os pesquisadores. Em reunião na manhã desta segunda-feira (22/11), a titular da pasta reiterou o compromisso de dar andamento à demanda. Os trabalhadores da pesquisa agropecuária são os únicos que não recebem a GDEFA.

O pedido foi formalizado em julho deste ano. De lá pra cá, a reivindicação foi encaminhada pela Seapdr para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que ainda não deu andamento ao pleito. Também foi solicitado que a secretária Silvana Covatti marque audiência com o procurador do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e com o deputado Frederico Antunes, líder do governo.

Segundo o presidente da Associação de Servidores das Ciências Agrárias do RS (Assagra), Rodrigo Marques, o objetivo do encontro foi sensibilizar a secretária Silvana Covatti para que interceda de forma mais concreta para que o parecer seja elaborado. “A gente entende que é uma questão de justiça para os colegas que desde a extinção da Fepagro, em 2017, estão aguardando esta remuneração que lhes cabe”, comenta Rodrigo.

“O Sintergs apoia este pedido legítimo dos servidores da pesquisa. Esta é uma luta também do sindicato, para que possam o mais rápido possível receber essa gratificação pelo trabalho da pesquisa agropecuária que é tão importante para o desenvolvimento do Estado”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Antonio Augusto Medeiros. A preocupação com o prazo é porque a vigência da Lei Complementar 173 termina no fim do ano e a adesão ao regime de recuperação fiscal (RRF) está prestes a ocorrer.

Também participou da reunião a diretora da Assagra, Denise Reif Kroeff, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS), Diva Luciana da Costa, e as servidoras Alexandra Silveira e Patrícia Braga, representantes dos técnicos de nível médio.

Foto: Evandro Oliveira