Representantes regionais e setoriais do Sintergs tomam posse e são diplomados

Representantes regionais e setoriais do Sintergs tomam posse e são diplomados

Servidores estaduais associados do Sintergs de diferentes regiões do Estado tomaram posse e foram diplocamos como Representantes Regionais e Setoriais do Sindicato. A cerimônia ocorreu no sábado (06/05), em Porto Alegre. Os trabalhadores receberam orientações da diretoria executiva, que também apresentou o funcionamento estrutural da entidade.

Segundo o diretor empossado Gilmar Luiz Colombelli, do Núcleo Regional 3, com sede em Cachoeira do Sul, a nova diretoria regional assumiu o desafio principalmente em função das penalidades sofridas pela categoria.

“Tanto Especialistas em Saúde quanto Técnicos-científicos exercem funções relevantes para uma sociedade que paga um dos impostos mais altos do mundo e deveria receber um serviço à altura. Os servidores cumprem seu papel, mas os ataques dos governos causam a baixa qualidade do serviço”, observa.

É por esse cenário, que o grupo decidiu se organizar enquanto núcleo e fortalecer contraposição às reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo federal, destaca o dirigente.

Lygia Maria Gisler, diretora do Núcleo Regional 6, com sede em Santana do Livramento, relata que 75% da categoria na região é composta por aposentados.

“Queremos nos aproximar deles para que se unam à luta pelos nossos direitos junto ao governo.

Só com os servidores atuando junto ao Sintergs conseguiremos fortalecer a categoria”, aponta.

Já Sersi Logni, diretora do Núcleo Regional 14, com sede em Passo Fundo, diz que os trabalhadores do município têm se engajado no combate às reformas trabalhista e previdenciária.

“Na greve geral de 28 de abril, os Técnicos-científicos e os Especialistas em Saúde se uniram aos servidores de outras entidades e paralisaram os atendimentos em saúde, mantendo apenas serviços essenciais.

“Conseguimos, com outros sindicatos, fechar todo o comércio e interromper circulação de ônibus pelo dia inteiro. Isso é inédito no interior”, destaca.

União para fortalecer Sindicato

Com sede em Santa Maria, o Núcleo Regional 2 manteve seu diretor anterior, José Antonio Lagaggio.

“Santa Maria sofre um desmonte como todos os outros municípios do Estado. A desmotivação dos servidores se dá devido à aflição que isso causa”, opina.

Segundo Lagaggio, não há reposição de efetivo, apesar da realização de concurso recentemente. Para ele, somente através do Sintergs a categoria será ouvida, pois, individualmente, perde força.

Núcleo novo, a Regional dos entornos de Alegrete está começando do zero. Conforme o diretor Leonel Paz Bombach, o foco do trabalho está sendo sensibilizar a categoria a se associar ao Sintergs.

“Temos uma leva de servidores que entrou no último concurso público que tinham medo de se engajar no sindicato, devido ao estágio probatório. Estamos conversando com eles que, aos poucos, estão se encorajando a participar”, revela.

A questão que mais preocupa os servidores da região é a terceirização prevista na reforma trabalhista, que, para ele, pode acabar com o funcionalismo público.

Na opinião do Vice-diretor do Núcleo Regional da região de Ijuí, Charles Boff, o principal desafio é fortalecer a base, para que o sindicato tenha uma atuação maior.

“Não tínhamos núcleo e, por isso, nossas mobilizações eram mais desorganizadas. Queremos nos articular, para termos uma unidade maior”, ressalta.

Os servidores da região reclamam do parcelamento dos salários e dos perigos gerados pelas reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo Governo Federal.

Reeleita, a diretora do Núcleo Regional 19, com sede em Pelotas, Daniza Campos, quer promover a integração entre os diferentes municípios que compõem o Núcleo.

“Temos duas cidades de fronteira, Jaguarão e Chuí, o que dificulta a articulação. Os Especialistas em Saúde lotados nos municípios pequenos acabam trabalhando de forma municipalizada, pois atuam integrados com os seguidores municipais. Queremos estabelecer líderes nesses polos, para sabermos das demandas de cada local”, explica.

Remobilização contra sucateamento

O Núcleo da Regional com sede em Cruz Alta estava inativo nos últimos anos, por conta da desmobilização na região. Neste ano, foi reativado.

“Com as reformas em andamento, muita gente percebeu que terá que se engajar, porque senão perderá direitos. Nossa intenção é manter essas pessoas engajadas”, avalia o diretor Dante Westphalen.

Outra demanda do Núcleo é o combate ao sucateamento atual, existente devido à falta de reposição de servidores e das más condições de trabalho.

Ao fim do evento, o presidente do Sintergs avaliou como muito positiva a reunião, o que demonstra que o Sintergs está no caminho certo, mobilizando, engajando e organizando as ações do Sindicato, principalmente no interior. A expectativa, segundo Nelcir André Varnier, é alinhar o sindicato a toda a categoria.

“Queremos uma rede constituída, onde tenhamos diretores em cada regional e setorial que venham falar conosco sobre suas demandas”, afirma.

O presidente do Sintergs comemora ainda a ativação de novas regionais, que agora terão recursos financeiros e a estrutura da entidade para qualificar a atuação na sua região.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics