Seminário da Afagro comemorativo ao Dia do Fiscal Agropecuário lotou auditório do Sintergs

O Sintergs acolheu na noite de terça-feira (25) o seminário comemorativo ao Dia do Fiscal Agropecuário promovido pela Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro). O debate, que lotou o auditório do Sindicato, discorreu sobre a necessidade do cadastro dos produtores de mel e o monitoramento constante das colmeias, a cargo do professor Aroni Sattler, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Também houve palestras sobre a situação dos fiscais agropecuários no país, a cargo do presidente da Federação Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa), Antônio Dimas de Oliveira, e sobre avaliação de medidas de intervenção da febre aftosa em região livre de doença, com o professor da UFRGS Luis Gustavo Corbellini.

Na abertura do evento, o presidente da Afagro, Antonio Augusto Medeiros, que é diretor do Sintergs, falou sobre o cenário da fiscalização agropecuária no Rio Grande do Sul, onde muitos talentos estão deixando a função devido à falta de valorização da atividade. “O momento da virada começa aqui, com o engajamento, para que a gente possa demonstrar cada vez mais que temos valor”, disse o dirigente, lembrando que os fiscais estaduais agropecuários têm papel extremamente importante para a qualidade dos alimentos e também para a economia do Estado. “É um dia festivo, mas também de alerta”, enfatizou.

O seminário também entregou o prêmio Destaque Fiscalização Agropecuária 2019 – reconhecimento a servidores, personalidades e entidades que apoiaram as atividades da Associação ao longo dos últimos 12 meses. Foram agraciados:

Categoria Servidores

• Fátima Miranda Pereira, fiscal estadual agropecuária, pelos seus 30 anos de contribuição ao setor e pela atuação constante na busca de uma categoria forte e valorizada. Ex-vice-presidente da Afagro, é símbolo de união, engajamento e defesa da atividade.
  • Udo Erhardt, veterinário da Secretaria da Agricultura, 35 anos de serviço. Referência no núcleo de combate à raiva herbívora no Estado, chefiou por várias feiras o recebimento dos animais na Expointer, tendo atuado com destaque nos últimos focos de febre aftosa no RS.

Categoria Imprensa

• Gisele Loeblein, jornalista, colunista do jornal Zero Hora, por ser a constante voz dos anseios e desafios do setor agropecuário gaúcho.

Categoria Entidades
  • Associação dos Agentes De Fiscalização Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul – Agefa, pela parceria constante na defesa da sanidade e da saúde no campo no Rio Grande do Sul.
  • Federação Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária – Federação Unafa, pela união das representações dos fiscais agropecuários, pela constante luta e amplificação das pautas que defendem a categoria pelo Brasil afora.

Categoria Personalidades
  • Pedro Ruas, deputado estadual, pelo apoio aos servidores, aos sindicatos e às associações de trabalhadores, especialmente em audiência pública que tratou sobre a terceirização da inspeção.
  • Zé Nunes, deputado estadual, em agradecimento à coragem pela defesa da fiscalização agropecuária e pela constante luta em prol dos alimentos artesanais.
  • Jeferson Fernandes, deputado estadual, lutou contra a retirada de direitos dos servidores públicos.
  • Rejane Webster de Carvalho, vereadora, pelo apoio e articulação para aprovação da emenda 11, que previa o aumento da gratificação GDEFA para 100% aos fiscais estaduais agropecuários pela complexidade da atividade.