Servidores de carreira X CCs: a narrativa equivocada da imprensa

As notícias que repercutiram na imprensa sobre denúncia de cargos de confiança (CCs) atuando para impedir a realização de reportagens sobre o coronavírus em hospitais do município do Rio de Janeiro passa a falsa impressão de que os envolvidos são servidores de carreira. O Sintergs reitera que as pessoas em questão foram nomeadas por indicação política na gestão do prefeito Marcelo Crivella.

Ou seja, esses funcionários não são servidores de carreira. Isto significa que não fazem parte do quadro efetivo – não prestaram concurso público para ingresso no Estado.

O sindicato defende que a escolha e nomeação de CCs devem seguir critérios técnicos, que possuem previsão legal, ou seja, funções que correspondam ao desempenho de direção, chefia ou assessoramento, em que a confiança seja absolutamente necessária.

Por fim, o Sintergs lamenta e repudia narrativas, ora adotadas pela imprensa, ora utilizadas pelos governos, que tenham como objetivo criminalizar os servidores públicos.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil