Sindicato se solidariza e repudia ataque racista a vereadoras e vereador de Porto Alegre

O Sintergs vem a público repudiar o ataque racista aos cinco integrantes da bancada negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em e-mail encaminhado na segunda-feira (6/12), o agressor proferiu ofensas e ameaçou de morte as vereadoras de Karen Santos e Daiana Santos e quem mais estivesse com elas. Na terça-feira, Karen, Daiana e os vereadores Laura Sito e Matheus Gomes foram até a delegacia de crimes cibernéticos de Porto Alegre para formalizar denúncia (foto). A vereadora Bruna Rodrigues também sofreu ameaças.

A agressão demonstra o agravamento da discriminação, dos crimes de ódio e do fascismo. O sindicato presta solidariedade aos parlamentares da bancada negra e exige que providências sejam tomadas por parte das autoridades competentes, já que atualmente há mecanismos tecnológicos suficientes para identificar a origem da referida mensagem. Esse tipo de crime deve ser investigado e punido. E o racismo estrutural precisa ser combatido de todas as formas possíveis, inclusive quando ocorre de forma virtual, situação em que os agressores se comportam de forma ainda mais covarde por agirem anonimamente.