Sintergs distribui 300 brinquedos no mês da criança

O Sintergs entregou na sexta-feira (8/10) cerca de 300 brinquedos para três comunidades de Porto Alegre: Coletivo Mães da Periferia, do Morro Santana, Associação dos Moradores do Parque dos Maias (Acopam) e Associação dos Moradores do Vale do Salso (Amovas). Do total, 220 foram adquiridos pelo sindicato e o restante foi recolhido por meio de doações.

A entrega dos brinquedos no Morro Santana foi feita pelo diretor do Sintergs Guilherme Toniolo. “Em épocas de crise, as crianças são as mais impactadas. São as primeiras a sofrer as consequências de qualquer decisão política, porque são as mais frágeis, mais vulneráveis. Por isso, o Sintergs sempre se posicionou de forma a transcender o trabalho sindical”, diz o dirigente.

Os brinquedos irão para sete comunidades atendidas pelo Mães da Periferia. Letícia do Nascimento, idealizadora e uma das fundadoras do coletivo, explica que as crianças receberão os brinquedos em um evento a ser realizado até o final do mês, em atividade sem vínculo com o dia 12 de outubro.

“Não potencializamos o mercado do Dia da Criança porque é uma data comercial e muitas mães têm de escolher entre comprar comida e dar um brinquedo”, afirma Letícia. A líder comunitária detalha que, junto com as doações, são realizadas atividades com temática para empoderar e valorizar a comunidade.

Nas comunidades atendidas pela Acopam e Amovas, os brinquedos foram entregues pelo presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. Os presentes doados para a Acopam foram distribuídos em evento de Dia das Crianças Solidário realizado no domingo (10/10), reunindo crianças do Parque dos Maias e Rubem Berta. Somando todas as arrecadações, a Acopam beneficiou 500 crianças. Segundo o líder comunitário Erick Dênil, o encontro teve ainda intervenção cultural com distribuição de livros e de doces e salgados e roda de capoeira.

Fotos: Divulgação/Sintergs