SINTERGS EM MOVIMENTO: Reunião começa a desvendar danos do pacote de Leite

O Sintergs, juntamente com outras instituições representativas dos servidores públicos estaduais, iniciou nesta segunda-feira (14) uma análise profunda das medidas de reforma nas carreiras de Estado, apresentadas pelo governo na sexta-feira (11). A reunião, que teve também a presença da Fessergs, SINDISPGE e Afocefe Sindicato, ocorreu na sede da Afocefe.

O pacote, que será enviado à Assembleia Legislativa, retira uma série de direitos conquistados com mobilizações históricas do funcionalismo e acena com benefícios irrisórios, como um aumento no abono-família e descontos escalonados no vale-refeição.

O presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, disse que o secretário-adjunto de Planejamento do Estado, Marcelo Soares Alves, comprometeu-se a enviar as minutas dos projetos de lei ainda nesta segunda-feira aos sindicatos.

Entre outras mudanças inaceitáveis pelo funcionalismo, o pacote estabelece o fim das vantagens temporais, das incorporações de funções gratificadas às aposentadorias e a redução das gratificações de permanência.

Além disso, eleva progressivamente as alíquotas previdenciárias de servidores que ganham acima de R$ 5.839,45 – inclusive de aposentados, que descontarão 4,69% a partir de um vencimento de R$ 1.500. Esse piso de cobrança atinge quase 90% do funcionalismo. A alíquota máxima para aposentados chega, pela proposta do governo, a 16,67%.

Na prática, significa arrocho sobre servidores inativos e da ativa.