Sintergs lança campanha contra fake news e discurso de ódio
O Sintergs está lançando nesta sexta-feira (17/3) uma campanha contra a disseminação de informações falsas e discurso de ódio nas redes sociais. Com objetivo de alertar seus associados, o sindicato reforça o seu compromisso com a ética e a verdade.
“O combate às fake news e ao discurso de ódio é uma tarefa de toda a sociedade e o sindicato não poderia se isentar do combate a informações falsas”, afirma Valdir Bandeira Fiorentin, diretor de Comunicação do Sintergs. O dirigente explica que o incentivo ao trabalho jornalístico sério e de qualidade motivou o lançamento do Prêmio Sintergs de Jornalismo, que está em sua segunda edição e tem como objetivo estimular a produção de reportagens sobre o serviço público e os servidores.
A partir desta campanha, o sindicato passará a moderar os comentários ofensivos e com informações não verdadeiras em suas páginas nas redes sociais. Quando necessário, o Sintergs tomará providências administrativas e judiciais para responsabilização dos envolvidos na disseminação de mentiras e discursos de ódio publicados em seus canais.
A iniciativa do sindicato está em acordo com ações de entidades e governos contra mentiras no meio digital. A própria Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), durante o seminário Desafios e Ações na Área Digital realizado no dia 15 de março, defendeu a aprovação de projeto de lei que está há três anos em discussão no Congresso Nacional e que torna crime a divulgação de fake news.
Compartilhe: