Sintergs mobiliza deputados e bancadas para estender gratificações na Saúde e na Agricultura

O presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (15/12) para entregar ofício aos deputados explicando a importância da inclusão nos projetos do governo de concessão de gratificação para pesquisadores da extinta Fepagro, que hoje estão na Secretaria da Agricultura, e para um grupo de servidores da Saúde. Em ambos os casos, os trabalhadores não recebem hoje o benefício.

“Como é difícil para o governo conseguir perceber essas particularidades, o sindicato está apresentando essa proposta para encaminhamento. Não resolveria todos os problemas, o que resolve é nosso projeto de reestruturação, mas é importante corrigir essas distorções”, explicou Medeiros, em reunião na coordenadoria da bancada do PSDB.

Nadison Hax, coordenador geral da bancada do PSDB, afirmou que estudará a proposta do Sintergs e que irá conversar com a Casa Civil para entender porque a questão não foi contemplada no projeto do governo. Hax adiantou ainda que, entre segunda e terça-feira, apresentará a demanda do sindicato na reunião da bancada. “Vamos ver se trabalham em conjunto para fechar questão”, afirmou.

Rodrigo Marques, presidente da Associação de Servidores das Ciências Agrárias do RS (Assagra), destacou que os pesquisadores executam as mesmas funções de outros colegas na pasta da Agricultura, mas não têm a mesma remuneração. Rogério Viana, representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) reforçou a importância de fazer justiça com esses servidores.

Foto e texto: Karen Viscardi