Sintergs promove oficina sobre a história do movimento sindical para diretores e representantes setoriais e regionais

Pensando em qualificar a atuação dos dirigentes e dos representantes setoriais e regionais, o Sintergs e a Escola Dieese de Ciências do Trabalho promovem a oficina virtual Movimento Sindical: História e Desafios. Será nos dias 27 e 29 de abril, 4 e 6 de maio, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, pelo Zoom. A formação sindical faz parte das atividades elaboração do Planejamento Estratégico Situacional (PES) do Sintergs.

A programação contempla os temas: movimento sindical como expressão política da classe trabalhadora; formação da classe trabalhadora no Brasil: da escravidão ao trabalho livre; a estrutura sindical no Brasil do século XX; e os desafios do movimento sindical no século XXI. A capacitação é exclusiva para diretores e representantes setoriais e regionais.

“Para planejar ações, é importante conhecer a história do movimento sindical, bem como compreender a mudança de conceitos que ocorre ao longo do tempo e a relação do sindicato com o contexto político, social e econômico”, ressalta a diretora Raquel Fiori sobre o conteúdo da oficina e a importância dos dirigentes e representantes setoriais e regionais participarem do curso.

Segundo Raquel, o Sintergs é pioneiro na iniciativa de implantar um PES, já que poucos sindicatos de servidores públicos utilizam esta ferramenta. O objetivo é utilizar o planejamento como instrumento de gestão para pensar em ações estratégicas que contemplem as prioridades do sindicato. Por meio da identificação dos problemas, ressalta a dirigente, será possível elaborar um plano de ação.

Movimento Sindical: História e Desafios
Dias: 27, 29 de abril, 4 e 6 de maio (terças e quintas-feiras)
Hora: 18h30 às 20h30, pelo Zoom
Realização e certificação: Escola DIEESE de Ciências do Trabalho