Sintergs promove palestra e debate com sindicalista da República Popular de Lugansk

O sindicalista Andrey Wladimirovich, do Conselho da Federação da República Popular de Lugansk, falou na manhã desta segunda-feira (11) no auditório do Sintergs sobre o processo de consolidação da independência da região ucraniana e dos esforça para a criação do Estado Federal da Nova Rússia.

Lugansk é um estado autoproclamado independente localizado no atual leste ucraniano, fazendo fronteira com a Federação Russa, a também autoproclamada República de Donetsk e a própria Ucrânia.

A autoproclamação foi consequência da deposição do então presidente ucraniano Viktor Yanukovich, em fevereiro de 2014, e de uma aproximação do governo russo. Um referendo interno legitimou a independência em 12 de maio desse mesmo ano, embora a Ucrânia classifique a República como uma organização terrorista.

Wladimirovich falou das constantes agressões internacionais sustentadas pela Ucrânia e da exclusão de 4 milhões de pessoas que vivem nas regiões de conflito, além do apoio russo com fornecimento de redes de iluminação, alimentos e estrutura de atendimento hospitalar.

Sobre a participação dos sindicatos na vida política da recente República, Wladimirovich informou que de 32 reconhecidos líderes sindicais da região, 14 se tornaram deputados locais – o Parlamento é majoritariamente contrário à autoproclamação de independência.

Segundo o sindicalista, as agremiações sindicais na região têm um papel decisivo na proteção dos trabalhadores locais e também na articulação dos movimentos sociais de Lugansk, com papel destacado no processo de independência da Ucrânia.