Sintergs repudia pesquisa que distorce dados e ataca os servidores públicos

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Rio Grande do Sul (Sintergs) repudia pesquisa que distorce dados sobre os gastos com o funcionalismo. Divulgado pela imprensa nacional, o suposto estudo foi realizado pelo Instituto Millenium, que lançou nesta segunda-feira (11/8) a campanha “Destrava” para pressionar pela aprovação da reforma administrativa do governo federal. O instituto é mantido pela iniciativa privada, por pessoas e empresas alinhadas ao discurso que visa acabar com o serviço público.

De acordo com os dados, o país gastou o equivalente a 13,7% do PIB com servidores federais, estaduais e municipais, e “apenas” 3,9% com Saúde e 6% com Educação. Contudo, os responsáveis pelo estudo não levam em conta que boa parte desses gastos com salários são destinados ao pagamento de profissionais da saúde e professores.

“Saúde e Educação são serviços essenciais feitos por pessoas. Ao desconsiderar a importância da força de trabalho dos servidores destas e de outras áreas, o instituto se mostra tendencioso e irresponsável”, avalia o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. Ao manipular os dados para atacar o funcionalismo, o instituto reforça o discurso neoliberal que tem como objetivo a precarização do serviço público.