Sintergs e demais entidades pressionam deputados e Governo é obrigado a retirar quórum da AL para evitar derrota

A pressão do Sintergs e demais entidades sindicais sobre a bancada do PDT resultou na vitória dos servidores públicos na votação de dois projetos remanescentes do pacote de maldades do Governo José Ivo Sartori.

Durante a manhã desta terça-feira (05/07), em bloco, as entidades sindicais foram recebidas durante reunião da bancada do PDT, na AL. Na ocasião, os sindicatos reiteram a contrariedade em relação ao pacote de maldades do Governo Sartori e ressaltarm a necessidade de o PDT impedir que tais iniciativas, de retirada de direitos e precarização do trabalho, avancem, tendo em vista o espírito trabalhista histórico da sigla.

“A bancada do PDT deve ser veemente contra todos os projetos que suprem direitos das categorias. Os servidores públicos contam com todos os deputados do PDT”, manifestou o 1º Vice-presidente do Sintergs, Guilherme Toniolo.

Na parte da tarde, durante sessão plenária, com as galerias da Assembleia Legislativa ocupadas por servidores públicos, o líder do Governo Sartori obrigou-se a retirar o quórum e a sessão foi encerrada.

Estava na pauta proposta (PEC 261/2016) que extingue o chamado tempo ficto, que permite a contagem dos anos trabalhados em outras esferas do poder público para obtenção de avanços na carreira, e a PEC 242, que extingue a licença-prêmio assiduidade do servidor estadual e cria a licença-capacitação.

A retirada de quórum deveu-se a uma emenda a PEC 261 apresentada pelas bancadas do PDT e PTB, prevendo a extinção do tempo ficto só para os novos servidores.

A apreciação dessas e de outras matérias deve seguir nesta quarta-feira (05/07) em uma sessão extraordinária, acordada pelos líderes das bancadas. A partir desta semana até o recesso parlamentar – com início em 17 de julho – haverá cinco sessões por semana: uma na terça-feira (11/07) à tarde, e duas na quarta-feira (12/07) e quinta-feira (13/07), com uma sessão de manhã e outra à tarde de cada dia.

Bombeiro Bianchini

Ainda na parte da manhã desta terça-feira (04/07), o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, e a presidente da Afagro, Ângela Antunes de Souza, realizam reunião com o deputado estadual Bombeiro Bianchini (PPL).

O objetivo foi frisar a contrariedade dos servidores em relação ao pacote de maldades do Governo Sartori e esclarecer sobre o Projeto de Lei 125/2017, que já tramita em regime de urgência na AL.

De acordo com a proposta, a fiscalização agropecuária do Estado será terceirizado, sendo que as próprias empresas ficarão responsáveis por pagar fiscais privados para inspecionar abate de animais e frigoríficos.