SPGG reabre mesa de negociação do projeto de reestruturação das carreiras
A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e o Sintergs reabriram a negociação para avançar no projeto de reestruturação das carreiras apresentado ao governo do Estado pelo sindicato. Em encontro realizado na manhã desta quarta-feira (1/3), no CAFF, os dirigentes entregaram ofício cobrando a reestruturação das carreiras, a concessão da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA) para os servidores da pesquisa agropecuária e a correção da carga horária dos especialistas da Secretaria Estadual da Saúde. Danielle se comprometeu a agendar uma nova audiência ainda no mês de março para dar andamento à negociação da reestruturação.
Na ocasião, a diretoria do Sintergs reforçou que o Estado segue perdendo talentos, inclusive dos aprovados no concurso mais recente, em função da defasagem salarial. “Estamos ouvindo as propostas dos sindicatos. Existe, sim, perspectiva”, disse Danielle, ao afirmar que há uma diretriz do governador Eduardo Leite para reestruturar algumas carreiras. “Está reaberta a negociação, mas a implementação depende da saúde fiscal do Estado”, disse, lembrando que o Rio Grande do Sul está cumprindo o regime de recuperação fiscal e deve respeitar o limite prudencial.
Os dirigentes do Sintergs salientaram a legitimidade do sindicato na representação dos servidores do Poder Executivo. A sugestão é que o governo apresente um anteprojeto. “Estamos abertos a negociar essa contraproposta. Mas precisa haver essa mesa de diálogo permanente que até agora não ocorreu”, disse o presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros. Também participaram da reunião o vice-presidente Danilo Krause, o diretor de Política Salarial, Guilherme Toniolo, e o diretor de Assuntos Regionais e Setoriais, Nelcir André Varnier.
Pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), além da secretária, também estavam presentes o secretário adjunto, Bruno Silveira, a subsecretária, Iracema Castelo Branco, a diretora-geral da secretaria, Sônia Saconi, e o assessor de comunicação do gabinete da SPGG, Gustavo Motta.
Texto e foto: Bruna Karpinski
Edição: Karen Viscardi
Compartilhe: