Alerta à população e aos deputados

Estamos vivendo um momento de extrema gravidade em nosso Estado. O atual governador vem, diariamente, perseguindo os servidores públicos estaduais e, consequentemente, o serviço público.

Utilizou-se durante toda a sua vida da atividade pública e hoje, como mandatário máximo do Rio Grande do Sul, se aproveita desta situação para infligir aos servidores públicos e aos gaúchos o mais perverso ataque.

Depois de majorar o ICMS, atrasar e parcelar salários, impor aos servidores a contratação de empréstimo para receber o 13º salário e proporcionar um calote sem precedentes aos credores de Requisições de Pequenos Valores (RPVs) e precatórios, agora apresenta dois projetos de lei com a finalidade de dar o tiro de misericórdia no funcionalismo.

O Projeto de Lei Complementar (PLC 206) impossibilitará através da redução e congelamento do percentual do orçamento destinado ao pagamento de pessoal, nos próximos anos, qualquer possibilidade de reposição salarial dos servidores.

Por outro lado, o Projeto de Lei (PL 507) propõe reduzir o número de servidores que poderão se licenciar para exercer mandato sindical. Com isso o governo procura inviabilizar a ação dos sindicatos, único instrumento capaz de fazer frente a esse patrão cruel.

Numa estratégia, no mínimo imoral, o governo irá, nos dias 28 e 29 de dezembro, aproveitando-se do recesso legislativo e utilizando-se do instituto da convocação extraordinária, submeter à Assembléia Legislativa os dois supracitados projetos.

Através deste expediente escuso o governo irá prejudicar a vida de milhares de servidores, impedindo a recomposição das suas perdas salariais, decorrentes da inflação que já supera os 10% e inviabilizando o amplo direito da atividade sindical representativa. Credite-se isso ao Sr. Sartori e seus aliados.

Senhores deputados, no próximo ano haverá eleições municipais e em 2018 para deputados. Estaremos alertas às suas votações. Em nome da ética, da moral e do estado democrático de direito, rejeitem esses projetos de lei. É o mínimo que os senhores poderão fazer pelo servidor e pelo serviço público da população gaúcha.