Banrisul começou a cobrar parcelas do consignado

Servidores que não entraram em contato com o Banrisul começaram a ter descontadas em 48 parcelas os valores referentes a três meses do crédito consignado, após a Justiça derrubar a liminar que suspendia os pagamentos. O Sintergs fechou acordo em dezembro para evitar que os associados tivessem problemas ao contratarem empréstimos do 13° salário com o banco.

Após dois meses de negociação, a assessoria jurídica do sindicato conseguiu evitar a cobrança de multa e juros de mora sobre as parcelas que ficaram em aberto. O Banrisul realizou uma nova operação para cada contrato, somando as parcelas suspensas e a taxa de juros remuneratórios originais do empréstimo. O prazo de pagamento é de até 48 meses e a aplicação dos termos firmados no acordo ocorreu de forma automática pelo banco. Apenas quem entrou em contato com a agência bancária pôde negociar condições de pagamento diferentes daquelas acordadas entre o banco e o sindicato.

O presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros, considerou a negociação uma vitória, pois foi uma luta do sindicato em defesa do servidor e contra o sistema financeiro. “Conseguimos prazo maior para pagamento e exclusão de multa e juro de mora sem prejudicar os empréstimos do décimo terceiro”, comenta.

Foto: pressfoto/br.freepik.com