Banrisul exclui servidores mais vulneráveis da renegociação de empréstimos consignados

Banrisul exclui servidores mais vulneráveis da renegociação de empréstimos consignados

O Banrisul excluiu da prorrogação dos contratos de crédito consignado para os servidores da Administração Direta (ativos e inativos), anunciada nesta quarta-feira (22), os contratos de correntistas que estão com parcelas em atraso. A medida atinge em cheio os funcionários que mais precisam da renegociação, já que recebem salários mais baixos e estão há 51 meses com os vencimentos atrasados pelo Executivo. A adesão à prorrogação se estende até o próximo dia 15 de maio.

Poderão ser prorrogadas as parcelas com autorização para desconto na folha de pagamento dos meses de maio, junho e julho de 2020, de todas as modalidades de operações de crédito consignado adimplentes, ou seja, em dia, e contratadas até segunda-feira passada (20).

“Nem em um momento dramático da história mundial, onde as pessoas se solidarizam espontaneamente com quem sequer conhecem, o banco que leva o nome do Estado na sua marca consegue fazer um gesto de grandeza, especialmente com quem está na linha de frente de combate ao novo coronavírus”, afirmou o diretor-presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

O Banrisul, do qual o governo estadual é o acionista majoritário, lucrou mais de R$ 1,3 bilhão em 2019. “Esse lucro não veio do nada, mas da colaboração desses mesmos servidores que têm suas finanças geridas pela instituição. Será que o Banrisul não poderia abrir mão de um pouco de seu rendimento em benefício de todos?”, questionou Medeiros.

A prorrogação, além disso, tem custo: ao ser solicitada, será contratada uma nova operação de crédito no valor das três parcelas a ser prorrogadas, com a mesma taxa de juros e prazo do contrato original, adicionados 90 dias de carência para que o primeiro desconto em folha ocorra no mês de agosto de 2020.

“Nossa reivindicação junto ao Banrisul sempre foi pela suspensão das parcelas. Neste momento em que os bancos estão recebendo suntuosos aportes financeiros de dinheiro público, a proposta de um novo contrato é uma afronta ao povo gaúcho”, completa Medeiros.

Para contratos com prazo remanescente inferior ou igual a 24 meses, a nova operação terá 24 prestações, com o primeiro desconto em folha também programado para agosto de 2020. As demais parcelas e condições dos contratos originais permanecerão inalteradas.

O Sintergs orienta seus associados a avaliar a necessidade de prorrogação, para que o contrato não resulte em custos adicionais ao correntista. Os interessados, segundo o Banrisul, devem solicitar a prorrogação no aplicativo Banrisul Digital, acessando o produto Minha Conta ou Afinidade, na aba Empréstimos e, na sequência, a opção REPAC Crédito Consignado.

 

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics