Cortejo do povo leva bancada negra até a porta da Assembleia Legislativa

Um cortejo organizado por movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores conduziu, nesta terça-feira (31/1), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e Matheus Gomes (PSOL) até a porta de entrada da Casa do Povo. A ação marcou a data de posse da primeira bancada negra em 87 anos de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A diretoria do Sintergs e representantes regionais marcaram presença na Praça da Matriz e na posse da nova legislatura, às 14h, no Teatro Dante Barone.

A manifestação na praça começou às 12h, com a participação de dezenas de pessoas. O ato contou com apresentações artísticas do movimento negro, como tambor, saxofone e slam, entre outras expressões culturais. Antes de iniciar o cortejo, os três parlamentares subiram no caminhão de som para discursar para o público presente.

Bruna Rodrigues lembrou que, até então, os negros não utilizavam a tribuna da Assembleia, mas sempre estiveram presentes servindo café e fazendo a limpeza, até que duas mulheres e um homem ousaram sonhar. “Nossa chegada é coletiva, fala sobre sonho, sobre vida, sobre amores. Lutamos para ser felizes, para reproduzir uma política de amor e não de ódio”, disse.

“É uma luta de muitas décadas do movimento negro e dos movimentos sociais”, disse Matheus Gomes, ressaltando que a construção de uma bancada negra mostrou que não era meramente um movimento eleitoral. O combate à fome e a defesa do meio ambiente, das mulheres, do público LGBT e dos povos indígenas também foram mencionadas.

A esperança de renovação da política, com olhar voltado aos que são diariamente esquecidos e inviabilizados, permeou as falas dos novos deputados. “É um novo ciclo que se abre. É o encontro do Rio Grande do Sul com a história do seu povo”, afirmou Laura Sito, ressaltando a importância de recuperar políticas sociais e garantir o papel do Estado.

“A eleição de uma bancada negra no Rio Grande do Sul é um fato histórico importante. O Dante Barone estava lotado e toda vez que anunciavam o nome dos três deputados havia muitos aplausos. Representatividade importa, sem dúvida nenhuma”, relatou a diretora do Sintergs, Angela Antunes.

Texto e foto: Bruna Karpinski