Diretora do Sintergs assume presidência da ABBTur no RS

A representante dos aposentados na diretoria do Sintergs Ana Lúcia Touguinha Weidle assumiu em 1º de janeiro a presidência da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur) no Estado para a gestão 2021/2022. A eleição ocorreu em dezembro e a data da cerimônia de posse ainda está em aberto em razão da pandemia. Ana é sócia-fundadora da ABBTur, criada em 1978, e já comandou a associação no RS no biênio 2004/2005.

Atuando em defesa do serviço público de qualidade, a turismóloga aposentada da Secretaria do Turismo explica que seu trabalho à frente da associação se norteia pela valorização e inserção do turismólogo nas políticas públicas. A nova presidente pretende cobrar dos governos municipais e estadual a realização de concursos. Segundo levantamento, apenas no Estado, há seis vagas em aberto.

“Turismo é uma transferência de poupança, o dinheiro que se ganha em um lugar é gasto em outra cidade, estado ou país. É uma forma de gerar receitas e empregos, e envolve 52 atividades da economia”, detalha Ana. A dirigente reforça que o setor vem sendo impactado pela pandemia, por ser uma atividade “perecível”, onde não se recupera uma diária de hotel perdida, por exemplo.

A presidente eleita busca o reconhecimento dos bacharéis em Turismo e daqueles que conquistam o direito de se cadastrar na associação a partir da formação em outras graduações e cinco anos de prática. Ana também participa de conselhos de turismo em nível estadual, municipais e de associações e federações empresariais. Ana integra o comitê de ética da ABBTur nacional, que é comandada por outra integrante do Sintergs, a diretora suplente Lenora Horn Schneider.

Foto: Arquivo pessoal