Sintergs e entidades discutem criação de vagas para o concurso do Estado

Dirigentes do Sintergs reuniram-se nesta quinta-feira (21/1) com representantes de entidades de profissionais da Nutrição com o objetivo de alinhar estratégias para incluir vagas de nutricionistas no edital de concurso do Estado. O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) do RS, em Porto Alegre. Também participaram integrantes do Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Rio Grande do Sul (Sinurgs) e da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan).

“Queremos abrir um canal de diálogo com o governo do Estado. É muito importante contar com o apoio das entidades representativas nesta construção”, comenta Antonio Augusto Medeiros, presidente do Sintergs. “Assim como outros profissionais da área da saúde, o cargo de nutricionista tem função estratégica e transversal em diversas secretarias”, acrescenta o diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Fiorentin, que também participou da reunião.

Para uma articulação mais abrangente, ficou acordado que serão feitos contatos com representantes da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do RS. “Os nutricionistas são fundamentais na alimentação escolar, por exemplo”, comenta Ivete Barbisan, presidente do CRN-2. A ideia é mapear o déficit de profissionais da saúde no serviço público estadual, além de definir as prioridades.

Foto: Bruna Karpinski