Especial 35 anos: Quatro décadas de contribuição à saúde pública

Especial 35 anos: Quatro décadas de contribuição à saúde pública

A bióloga Marilda Mar da Rosa entrou no Estado em 1979, como auxiliar de saúde do antigo Instituto de Pesquisas Biológicas (IPB), atual Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Especialista em Saúde Pública com mestrado em Epidemiologia, a profissional fez o concurso de 1994. Quatro anos mais tarde, foi nomeada para o cargo de especialista em saúde. “Minha trajetória dentro do Lacen sempre foi laboratório”, conta.

Após formada, em 1986, Marilda passou a trabalhar na Seção de Produção de Vacina Contra Raiva Humana – o IPB fazia parte de programa do Ministério da Saúde. Na década de 1990, a servidora passou a ser responsável pela Recepção e Coleta de amostras. Em 2008, passou a trabalhar na Genotipagem HIV, também integrada ao programa do ministério. Em 2014, começou a atuar na Virologia em PCR para Vírus Respiratórios e, no início de 2020, em PCR para Covid. Seis meses depois, Marilda se aposentou após 41 anos de contribuição e dedicação ao serviço público.

Antes de se tornar Lacen, o IPB foi denominado Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). “Tudo que se faz na Secretaria da Saúde, principalmente dentro do laboratório, é de suma importância para a população, para a vida das pessoas e para as políticas públicas em saúde”, diz Marilda sobre a relevância do trabalho dos servidores.

A bióloga aposentada recorda que se associou ao Sintergs logo após ser nomeada no concurso. “O sindicato é muito importante para dar um apoio, como no caso dos precatórios da Lei Britto. O sindicato abriu as portas para todos. O Sintergs também tem um papel importante nas reivindicações do funcionalismo, que cada vez mais têm ficado no esquecimento das gerências públicas”, lamenta Marilda.

Foto: Arquivo pessoal

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics