Especial 35 anos: Reivindicações da época se mantêm atuais

Os primeiros informativos do Sintergs mostram que, na época, a reposição salarial, o preenchimento de cargos vacantes, a isonomia salarial e a data-base já estavam na pauta de reivindicações. A luta contra atrasos nos pagamentos e contra o aumento da alíquota do IPE Saúde também estavam entre as reivindicações, assim como a redução do desconto previdenciário para aposentados. Editorial publicado em jornal interno de 1990 já mencionava a revolta dos funcionários públicos pela desvalorização de seu trabalho.

Dez anos mais tarde, ocorreu a luta pelo cumprimento da Lei Britto, criada em razão de um reajuste salarial que não se efetivou. O não cumprimento da legislação deu origem a boa parte da dívida bilionária do Estado em precatórios. O Sintergs foi pioneiro ao ser a primeira entidade a entrar na Justiça, em 1998, para fazer valer a lei. Milhares de servidores tinham direito a receber o pagamento dos aumentos salariais após o governo Antônio Britto (1995-1998) suspender os reajustes definidos pela lei estadual.

Fanfa Fagundes Barboza, ex-presidente do Sintergs, lembra que na época o sindicato tinha cerca de 1.500 associados. A ação coletiva dizia que somente servidores sindicalizados seriam beneficiados, o que fez o número de sindicalizados crescer. Em um ano e meio, o Sintergs chegou a 5.000 associados. A vitória veio quase uma décadas depois, quando o Estado começou a pagar o que devia. Muitos ainda têm valores a receber.

Sindicato nasceu da União dos Servidores Públicos do RS (Utergs)

O Sintergs tem 35 anos de existência, mas a história de luta dos servidores de nível superior do Poder Executivo começou muito antes, em 1960, quando foi criada a União dos Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul (Utergs). A entidade atuou em defesa dos servidores, até ser fundado o Sintergs, inicialmente denominado Sindicato dos Técnicos-Científicos do RS.

A deliberação ocorreu em 30 de novembro de 1988, em Assembleia Geral da categoria realizada no auditório da Secretaria da Agricultura. Os servidores presentes decidiram pela fundação do Sintergs, que já havia sido recomendada pelo Conselho Deliberativo da Utergs. Na ocasião, foi aprovada a criação do sindicato, o estatuto e o valor da mensalidade.

O Sintergs foi criado para resgatar o reconhecimento e a valorização dos servidores, lutar pelo cumprimento das leis, organizar e tornar a categoria mais forte e unida, conforme constam nos registros.

Reportagem e foto: Bruna Karpinski
Edição: Karen Viscardi