Especial 35 anos: Valorização para fomentar as políticas públicas na Cultura

O historiador Igor Lopes, de Porto Alegre, ingressou no Estado há pouco mais de um ano. Desde julho de 2022, atua como analista em assuntos culturais no departamento de Fomento da Secretaria da Cultura (Sedac). Assim que assumiu a função, buscou informações com os colegas, soube do projeto de reestruturação das carreiras e se associou ao Sintergs.

O enfraquecimento das relações de trabalho, as políticas de retirada dos direitos e as votações contra os servidores motivaram Igor a sindicalizar-se. “Acho importante a participação no sindicato porque fortalece a categoria. Individualmente ninguém vai conseguir nada”, ressalta o servidor. O analista destaca ainda a importância de contar com a experiência de pessoas que já estão na luta há mais tempo.

“Os servidores públicos são fundamentais na construção e na execução das políticas públicas”, avalia o historiador. Igor cita a estabilidade e a permanência no cargo como essenciais para identificar as demandas da sociedade. “A valorização do servidor é importante, tanto em aspectos financeiros quanto de capacitação e condições de trabalho, pois é dessa forma que se consegue entregar serviço de qualidade ao cidadão”, complementa.

Considerando que as gestões mudam a cada quatro anos, Igor pontua a grande relevância do quadro de servidores efetivos para a realização de trabalhos a longo prazo. “Quando um governo acaba, são os servidores que dão continuidade aos serviços e fazem parte da transição para uma nova gestão”, lembra.