Mobilização contra a reforma administrativa reuniu mais de uma centena de servidores

A chuva atrapalhou, mas não impediu a realização de uma série de atos contra a reforma administrativa do governo federal em várias regiões do Estado. Organizada pela Frente dos Servidores Públicos (FSP-RS) e articulada pelos sindicatos e associações que integram a FSP, a mobilização ocorreu ao longo desta quarta-feira (30/9). Na Capital, participaram mais de uma centena de pessoas, entre servidores municipais, estaduais e federais.

A diretoria do Sintergs, engajada na luta pela defesa do serviço público, marcou presença nas atividades que ocorreram durante a manhã, em frente ao Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre. Para o diretor do sindicato Guilherme Toniolo, é fundamental a atenção e participação das entidades sindicais e associativas e até da população na luta contra a retirada de direitos dos servidores.

“A reforma administrativa torna o vínculo do servidor vulnerável. Com o fim da estabilidade, o trabalhador fica mais suscetível à pressão dos chefes, o que coloca em risco o cumprimento da lei e a fiscalização na saúde, agricultura, obras”, exemplifica. O dirigente ressalta que essa situação precariza o serviço e, consequentemente, prejudica a população.

Além da Capital, foram organizadas manifestações no decorrer desta quarta-feira em Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e São Leopoldo.

Foto: Karen Viscardi