Mobilização de servidores faz Estado liderar vacinação no país

Mobilização de servidores faz Estado liderar vacinação no país

A estrutura logística do serviço público de saúde no Rio Grande do Sul e a mobilização dos servidores são os principais fatores que possibilitaram ao Estado ser o primeiro no ranking nacional de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas em números proporcionais à população. Em 100 dias de campanha, 19,5% dos gaúchos já foram vacinados com a primeira dose, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O RS tem 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Quando os lotes chegam do Ministério da Saúde, 17 coordenadorias buscam os imunizantes em Porto Alegre ou recebem por transporte aéreo, o que dá mais dinâmica à distribuição para todo o Estado. Os 65 municípios da região metropolitana, que pertencem à primeira coordenadoria de saúde, buscam as doses com transporte próprio. Após a chegada dos imunizantes às sedes das 17 regionais, cada município, de forma muito rápida, busca sua parte para continuar a vacinação contra a Covid-19.

Presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros explica que este sistema estruturado para distribuição de vacinas já existia e que, em função da pandemia, esforços vêm sendo implementados para aumentar a eficiência da estrutura. “O que garante esta agilidade é a otimização desta estrutura. Isso é possível graças ao comprometimento dos servidores envolvidos na campanha e à logística por via aérea, que antes não era utilizada”, ressalta o dirigente.

Cabe ressaltar que equipes da SES trabalham à noite, domingos e feriados para receber e distribuir os lotes de vacina. Muitas vezes, as remessas chegam no final da tarde ou mesmo à noite e véspera de fim de semana, o que implica a pronta mobilização.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics