Secretária de Obras reconhece necessidade de reestruturar as carreiras

A secretária estadual de Obras Públicas, Izabel Matte, reconhece a necessidade da reestruturação das carreiras proposta pelo Sintergs em reunião realizada nesta quinta-feira (19/1) com dirigentes sindicais. Estavam presentes o diretor de Política Salarial do Sintergs, Guilherme Toniolo, o presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul (Seasop), Luciano Neves da Fontoura, e outros representantes da entidade. No encontro, que ocorreu na Secretaria de Obras, Izabel se comprometeu a acompanhar o andamento do projeto apresentado pelo sindicato em junho de 2021.

O encontro “A reestruturação dos quadros e salários, que já vem sendo estudado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), é fundamental para enfrentarmos o problema de atração e manutenção de recursos humanos, fato evidente na Secretaria de Obras, onde faltam engenheiros e arquitetos”, afirma Toniolo. No último concurso, relata o diretor, um terço dos profissionais deixaram de ocupar as vagas ou abandonaram a carreira por falta de interesse.

Izabel, que já conhecia a proposta pois foi secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) no primeiro mandato de Eduardo Leite, informou que o governo elegeu a reestruturação das carreiras como uma das prioridades da nova administração, em razão da grande dificuldade de gestão.

Além da reestruturação dos quadros e salários do Executivo estadual, foram discutidas outras demandas dos servidores. A Seasop cobrou mudança da Gratificação de Estímulo ao Acompanhamento de Projetos e Obras (GEAPO), de valor fixo para vinculado e reposição de perdas, entre outras.

Foto: Larissa Har/Ascom/SOP