Servidores decidem manter greve e mobilização; acuado, governo retira urgência do pacote da morte

Os servidores públicos em greve desde 26 de novembro decidiram na manhã desta terça-feira (17), em assembleia unificada na Praça da Matriz, manter o movimento por tempo indeterminado até que o pacote da morte do governador Eduardo Leite seja derrotado na Assembleia Legislativa. Mais de mil pessoas, vindas de várias regiões do Estado, participaram da reunião, que deliberou manter a assembleia geral unificada aberta até uma nova convocação.

Pela quarta semana seguida, uma multidão ocupou a praça para protestar contra as medidas de reforma administrativa apresentadas pelo governador Eduardo Leite. Além dos servidores vinculados ao Sintergs, Sindsepe e Sindicaixa, policiais civis em greve desde a segunda-feira (16) e representantes de associações de policiais militares engrossaram a manifestação. Os professores estaduais, em greve desde 18 de novembro, também decidiram manter a paralisação.

Na noite de segunda-feira, devido à força da mobilização de funcionários e professores, o governo anunciou a retirada do regime de urgência da maioria dos projetos de reforma e manteve em pauta apenas o PLC 503, que eleva as alíquotas previdenciárias dos servidores. As outras propostas, de acordo com deliberação da reunião de líderes ocorrida no final da manhã, deverão voltar à pauta apenas no final de janeiro. Foi uma vitória, ainda que parcial, do movimento.

Durante a assembleia unificada dos servidores, por isso, foi salientada a necessidade de manter a mobilização como forma de obter novas vitórias. “Esta greve é histórica porque nos tirou da invisibilidade. Não foi só obra de um comando unificado, mas daqueles que fecharam as portas em várias cidades do Estado. Mas é precisamos que continuemos unidos até a retirada total do pacote”, disse o presidente do Sindicaixa, Erico Correa.

O dirigente diz que tem muito orgulho de ser servidor e criticou duramente o governador. “Leite é só mais um governador que, assim como muitos outros, vai para o limbo da história. Nada pode ser mais medíocre do que governar massacrando os que já são massacrados”, afirmou.

O presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, disse que a greve não é dos sindicatos, como insinua o governador, mas dos servidores “que não suportam mais humilhação e desrespeito”. Segundo ele, o recuo do governo deve ser considerado um “pequeno avanço” em meio a uma luta maior. “Sem nossa mobilização histórica, o governo já teria aprovado esse pacote nefasto para toda a sociedade gaúcha”, lembrou.

A presidenta do Sindsepe, Diva Costa, também foi cautelosa. Disse que é cedo para falar em vitória e pediu a continuidade da mobilização para a derrubada total do pacote – inclusive do PLC 503, que deverá ser votado ainda esta semana. “Não vamos arredar pé desta praça”, discursou durante a assembleia.

A paralisação dos professores, que atinge mais de 80% da categoria, completou um mês, enquanto a greve dos servidores entra na quarta semana. Os dois movimentos continuam fortes, apesar da pressão do governo.

A greve reivindica a retirada do pacote de reforma administrativa da Assembleia e a regularização do pagamento dos salários, que vêm sendo pagos em atraso e parcelados há 48 meses. Também pede reposição salarial para funcionários e professores, sem reajuste há cinco anos.

Os dados das entidades representativas dos grevistas durante a assembleia não deixaram dúvida de que o movimento continua forte. Cerca de 90% dos técnicos agrícolas do Estado estão em greve, assim como a quase totalidade das coordenações de Saúde (apenas uma não aderiu) e técnicos de secretarias como Planejamento, Obras, Cultura e Turismo.

O pacote, entre outras aberrações, taxa os salários mais baixos de aposentados com desconto de alíquota previdenciária, retira a possibilidade de incorporação de vantagens de carreira nas aposentadorias e, no caso dos professores, mexe no plano de carreira desestimulando as especializações e pós-graduações.