Servidores ocupam o plenário da Comissão Especial da PEC 32, em Brasília

Nesta quarta-feira (15/9), por volta das 16h, dezenas de lideranças sindicais do serviço público ocuparam o plenário da Comissão Especial da PEC 32, na Câmara Federal. O objetivo é pressionar os deputados para que possam participar da reunião da comissão. As discussões sobre a reforma administrativa iniciaram às 14h30min. Do lado de fora da Câmara, centenas de servidores públicos de todo o País se mantêm mobilizados.

Pela manhã, não houve debate devido à falta de quórum. “Este pode ser um sinal positivo, fruto da mobilização dos servidores públicos de todo o Brasil”, avalia Antonio Augusto Medeiros, presidente do Sintergs, que está em Brasília acompanhado de Angela Antunes e Valdir Fiorentin, diretores do sindicato.

Na terça-feira (14/9), apenas os deputados da oposição se manifestaram. Os parlamentares da situação não se pronunciaram, o que também pode ser considerado um indicativo de que o governo não tem os votos necessários para aprovar a reforma administrativa na comissão. “Evidentemente, temos de manter a guarda levantada e toda pressão para que isso efetivamente se concretize”, acrescenta o dirigente.

Se aprovada na Comissão Especial, a proposta segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados, onde é necessária aprovação em dois turnos. Posteriormente, a PEC 32 vai à votação no Senado. Segundo a deputada Alice Portugal, líder da Frente Parlamentar do Serviço Público, é importante manter a mobilização para que prevaleça o ambiente de rejeição à PEC 32 no Senado e, assim, derrotar o projeto em definitivo na Câmara.

“Vamos manter a pressão. O Sintergs continua atento e na luta para que a gente enterre a PEC 32, que ataca os serviços públicos e destrói todos os direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988”, afirma Medeiros.

Imagem: Reprodução/vídeo