Sintergs cobra definição da PGE sobre a compensação de greve de aposentados

Sintergs cobra definição da PGE sobre a compensação de greve de aposentados

O Sintergs cobra nova reunião com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para tratar da compensação da greve de aposentados e licenciados que estavam na ativa no período do movimento, entre 2019 e 2020. No primeiro encontro da câmara de conciliação, realizado em 4 de agosto, ficou acertado que a procuradoria entraria em contato com as secretarias para definir alternativas de recuperação dos dias paralisados e agendaria nova reunião até o final de agosto, o que não ocorreu. A solicitação foi feita nesta terça-feira (4/9), por meio de e-mail enviado a procuradores que compõem a câmara de conciliação da greve.

Cerca de 35 servidores aposentados e licenciados estão aguardando esta definição para compensar os dias paralisados e reverter a perda salarial e de direitos. Isso porque alguns tiveram até 19 dias descontados e faltam menos de dois meses para a data-limite de compensação, em 30 de novembro. “Temos um prazo exíguo para compensação e não sabemos qual será a proposta da PGE para um aposentado voltar a trabalhar. Precisamos de uma solução urgente”, afirma o diretor do Sintergs Joanes Machado da Rosa. O dirigente integra a câmara de conciliação pelo Sintergs, assim como a representante dos aposentados Ana Touguinha.

“Há uma demora da PGE para reparar o corte nos salários de um movimento importante, uma greve legal de luta por direitos básicos, como receber salários em dia”, afirma o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. O dirigente informa que o sindicato se mantém atento à situação dos servidores e não descarta a necessidade de nova mobilização para resolver a situação dos colegas que se aposentaram e lutaram enquanto estavam na ativa.

O acordo para pagamento dos dias parados na greve foi assinado no dia 27 de outubro de 2022 por representantes do sindicato e do governo do Estado. No dia 30 de maio de 2023, após pressão do Sintergs, foi assinado termo aditivo alterando o prazo de compensação dos dias de greve de 31 de maio para 30 de novembro de 2023.

Foto: Divulgação PGE

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics