Sintergs denuncia ao MPT negligência com os servidores no Hemocentro, Lacen e CEVS

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) formalizou junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) denúncia sobre o descaso do governo do Estado com os trabalhadores que atuam na área da saúde. A partir do relato de servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) e do Hemocentro, ligados à Secretaria Estadual da Saúde, o sindicato denunciou a ausência de protocolos de saúde em relação à testagem dos servidores com suspeita de contaminação e a casos positivos para Covid-19 entre os funcionários públicos.

Foto: Arquivo/Sintergs

A partir destas informações, foi possível constatar que o governo do Estado não cumpre o decreto 55.240/2020, que prevê o distanciamento controlado, entre outras medidas. “Não há nenhum tipo de padrão, cada chefia procede da forma que considera mais conveniente. Em cada um destes locais, os procedimentos são completamente diferentes”, explica a diretora do Sintergs, Angela Antunes, sobre as providências adotadas nos casos de servidores que testam positivo para o coronavírus.

Ou seja, o governo criou um protocolo, detalhado no artigo 13 do decreto, que é exigido das empresas privadas de todos os setores, mas não é adotado pelo próprio Executivo nas instituições públicas. Este fato mostra que o governador Eduardo Leite não está preocupado com a saúde dos trabalhadores. “O descaso não é somente nestes lugares, se estende a todos os órgãos da saúde”, acrescenta o vice-presidente do Sintergs, Elpídio Jaques de Borba.

Membro do Conselho Estadual de Saúde, Borba diz que o governo está sendo negligente. Servidor aposentado da Saúde, o dirigente também cita os surtos de coronavírus no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, e no Hospital Colônia de Itapuã, em Viamão.

Foto principal: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini