Sintergs orienta sobre o que fazer contra tentativa de retirada da insalubridade na Saúde

O Sintergs alerta e orienta os servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a tentativa deliberada do governo do Estado de retirar a insalubridade durante a pandemia. Após receber inúmeras denúncias e compreender a gravidade da situação, o sindicato elaborou dois documentos que devem ser utilizados para tentar evitar prejuízos funcionais.

A diretoria do sindicato identificou pelo menos dois tipos de situação e orienta as seguintes providências para os servidores da SES:

1) Servidores da SES que já perderam a insalubridade, como os que estão lotados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Neste caso, a orientação é que preencham e encaminhem pedido de reconsideração ao chefe do Departamento de RH.

2) Servidores da Saúde que ainda não perderam a insalubridade e receberam comunicado solicitando informações sobre as atividades insalubres que estão sendo desenvolvidas. Este é o caso das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). A orientação é enviar uma resposta padrão ao chefe do DISAT/DMEST/SEPLAG.

Na avaliação do presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, a tentativa de retirada da insalubridade dos servidores da Saúde é um ataque aos direitos dos trabalhadores em um momento de pandemia tão crítico para todos. “O governador Eduardo Leite mostra que não respeita aqueles que estão na linha de frente, lutando todos os dias para enfrentar a Covid-19 e garantir a saúde pública”, afirma.