Sintergs reafirma a defesa da ética no serviço público

Sintergs reafirma a defesa da ética no serviço público

Na semana do Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, o Sintergs reafirma seu compromisso em defender a ética no serviço público. Neste ano, como forma de adotar ações efetivas, o sindicato lançou a cartilha Diretrizes para combater a corrupção – Pesquisa desconstrói a narrativa da falta de ética no serviço público.

O manual de boas práticas foi elaborado a partir de questionário respondido por servidores de nível superior associados ao Sintergs. Os resultados mostram baixa propensão a atos antiéticos. Em relação ao engajamento em comportamentos corruptos, a média entre os servidores foi de 1,67 – em uma escala de um a nove. O indicador é uma média das respostas para cinco perguntas da pesquisa. Apesar do baixo engajamento, 52% dos 360 respondentes informaram já terem sofrido algum tipo de tentativa de corrupção.

No estudo, os servidores informaram ainda que as ações adotadas pelos governos nos últimos três anos são insuficientes para coibir a corrupção. Para 42,2%, as medidas foram ineficientes e 22,5% indicaram que nada mudou. Isso mostra que o discurso do Poder Executivo está longe da prática. O Estado precisa, urgentemente, adotar mecanismos de proteção para os servidores, como forma de a população receber serviços de qualidade, dentro da ética e da transparência.

Acesse a cartilha aqui.
Leia matéria sobre a pesquisa e o lançamento da cartilha aqui.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics