Sintergs fecha acordo com Banrisul para pagamento do consignado para garantir 13° dos servidores

O Sintergs fechou acordo com o Banrisul para cobrança de parcelas do empréstimo consignado, após a Justiça derrubar a liminar que suspendia os pagamentos. Depois de dois meses de negociação, a assessoria jurídica do sindicato conseguiu evitar a cobrança de multa e juros de mora sobre as três parcelas que ficaram em aberto. A decisão de fechar acordo foi tomada para evitar problemas para os associados que precisam fazer empréstimo do 13° salário com o banco.

Agora, o Banrisul realizará uma nova operação para cada contrato, somando as parcelas suspensas e taxa de juros remuneratórios originais do empréstimo. O prazo de pagamento será de até 48 meses e a aplicação dos termos firmados no acordo ocorrerá de forma automática pelo banco, sem necessidade de o servidor comparecer à agência bancária. “Entretanto, caso seja de interesse, o servidor poderá buscar uma agência bancária do Banrisul para negociar condições de pagamento diferentes daquelas acordadas entre o Banco e o Sindicato”, informa a assessoria jurídica do Sintergs.

Conforme o presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros, “foi uma vitória, considerando-se a luta de Davi contra Golias, com o sindicato atuando em defesa do servidor e contra o sistema financeiro. Conseguimos prazo maior para pagamento e exclusão de multa e juro de mora”. A ação, movida pelo sindicato, buscava preservar os servidores em meio à pandemia. O coronavírus agravou a situação financeira do funcionalismo, pois muitos servidores são responsáveis pelo sustento de suas casas e estão desde 2015 com parcelamento de salário e sem reposição da inflação.

Foto: Michel Corvello