Sintergs e CGTB recolhem 5 mil assinaturas em abaixo-assinado contra reforma da Previdência

O Sintergs coletou 5.047 assinaturas contra a reforma da Previdência em ações pontuais realizadas nas últimas semanas em Porto Alegre e em cidades do interior. A coleta mostra que as críticas ao projeto do governo foram endossadas pela sociedade, que não vai aceitar as mudanças propostas na PEC 06/2019, em tramitação no Congresso.

As assinaturas recolhidas pelo Sintergs serão juntadas às outras milhares que foram obtidas por sindicatos e instituições de trabalhadores em todo o país. Posteriormente, o abaixo-assinado será encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). A meta é ultrapassar 1 milhão de assinaturas.

As ações do Sintergs começaram no dia 8 de abril com a montagem de um posto de coleta no Centro Administrativo do Estado. No dia seguinte, numa ação na Esquina Democrática, foram recolhidas mais de 2 mil assinaturas. Houve adesões também em bancas montadas no Sanatório Partenon e no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, e em atividades em cidades do interior do Estado.

Segundo o texto do documento, “a Proposta de Emenda à Constituição dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social (aposentadoria, benefícios da assistência social, como o BPC e as políticas de saúde)”.

Em outro trecho, o abaixo-assinado sustenta que a PEC 06/2019 não combate a sonegação das empresas devedoras da Previdência, mantém privilégios e incentiva a Previdência privada (os planos de capitalização), que só beneficiam os banqueiros.